UM ASSUNTO MUITO IMPORTANTE QUE TODOS DEVERIAM LER.

Os Católicos Adoram Imagens ?

Nós adoramos ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo !

• O que é imagem ? Imagem: palavra de origem latina, imaginare, que significa representação de um ser pelo desenho, gravura ou escultura; assim, são imagens, uma estátua, uma pintura, uma fotografia, etc.

O que é adorar ? Adorar: também vem do latim, adorare, que significa prestar culto máximo a divindade (latria); amar extremamente e reconhecer Deus como único Criador e Senhor do Universo.

O que é Latria ? Latria é o mesmo que adorar. Idolatria é adorar ídolos.

O que é venerar ? Do Latim venerare, significa reverenciar, ter em grande consideração, respeitar, honrar. É o culto que dado à Virgem Maria e aos santos.

O que é ídolo ? Ídolo é tudo aquilo que toma ou ocupa o lugar do verdadeiro Deus ( Ex 32, 1-5; Sl 105, 19-20). Os maiores ídolos de hoje são o dinheiro, o prazer, o acúmulo de bens; quando causam injustiça e morte. Na Bíblia, ídolo é como um nada, é igual ao esterco.

Por que Deus proibiu fazer imagens ? Porque muitos povos vizinhos do povo de Israel adoravam estátuas de vários deuses (cabra, bezerro, baal, madurc). Enquanto o Povo de Deus a adorar a Javé, o Deus único de Israel.

Por que Deus mandou fazer imagens ? Porque as imagens sagradas não são ídolos e não tomam o lugar de Deus. Elas são representações de pessoas santas que nos ajudam a entrar em comunhão com Deus; são como setas que nos apontam o Caminho que é Cristo. (Ex 25, 18-22; Ex 37, 7-9; Nm 21, 4-9).

No Templo de Deus, em Jerusalém, havia imagens de escultura? Sim, o templo de Deus, construído ricamente pelo rei Salomão, tinha muitas imagens, inclusive, imagens gigantes. (1Rs 6,23-26; 2Cr 3,10-14).

Quais os textos bíblicos que falam sobre as imagens ?
- Ex 25, 18-22; Ex 37, 7-9 - Deus mandou fazer imagens de querubins;
- Nm 7, 89; 2Sm 6,2 - Deus fala a Moisés do meio de duas estátuas de querubins;
- Nm 21, 4-9 - Deus manda Moisés fazer uma serpente de bronze;
- 1Rs 6,23-35; 2Cr 3, 10-14; Ez 41, 17-20 e Ez 43, 4-6 - O templo de Deus, em Jerusalém, está cheio de imagens de esculturas de bois, leões, homens, palmeiras e querubins;
- Jo 3,14 - Jesus reconhece o valor simbólico e religioso da serpente de bronze de Nm 21, 4-9 a qual já era uma prefiguração do Cristo na Cruz.

Por que se usa imagens na Igreja Católica ? Porque a imagem de uma pessoa santa que viveu intensamente a fidelidade do Evangelho, a Cristo, a Igreja e a sua vocação é um modelo que deve ser imitado por todos os cristãos no seguimento de Jesus. Nesse caso, a imagem não tem nada a ver com um ídolo porque não toma o lugar de Deus, mas aponta para Ele.

O que a Igreja ensina sobre as Imagens sagradas ? "As santas imagens, quer pintadas, quer esculpidas, sejam expostas, assim como a cruz, nas igrejas, nos vasos sagrados, nas paredes, nas casas, nas ruas, porque isso nos recorda e nos leva a amar Jesus Cristo, sua mãe, os apóstolos, os santos. Seja lhes prestada veneração e respeito, mas não adoração que só a natureza divina é devida." (VII Concílio Ecumênico de Nicéia/ano de 787).

E ainda: "Firme permaneça os costumes de propor nas igrejas as sagradas imagens à veneração dos fiéis; com tudo, sejam expostas com moderação quanto ao número, com conveniência quanto a ordem, para que não cause admiração ao povo cristão, nem favoreçam devoções menos corretas." SC n°125 (Concílio do Vaticano II - ano 1962/1965).

Quando surgiram as imagens da Virgem Maria e dos santos na Igreja ? Surgiram nos primeiros séculos do cristianismo, sobretudo, na época da perseguição do império romano contra os cristãos que escondidos nas catacumbas de Roma pintavam e esculpiam sobre os túmulos dos mártires as imagens de Jesus, Bom Pastor, e Maria, dos apóstolos; de cenas bíblicas e dos próprios mártires, portanto, as imagens fazem parte da riqueza da nossa tradição Cristã e Católica.
"Antigamente Deus, que não tem Corpo nem aparência, não podia em absoluto ser representado por uma imagem. Mas agora, que se mostrou na carne e viveu com os homens, posso fazer imagem daquilo que vi de Deus (...) com o rosto descoberto, contemplamos a glória do Senhor". (S. João Damasceno, imag. 1,16-93 - obra citada in CIC N° 1159).

Ter uma imagem em casa é pecado ? Claro que não, se assim fosse, seria pecado ter a foto da mãe, do irmão, etc.

Não ter imagem em casa é pecado ? Também não, porque para o cristão católico, o importante não está numa imagem, mas no coração, porém é recomendável que se tenha em casa, a cruz e as imagens de Jesus e Maria como símbolos da nossa fé.

O que é ser Santo ? Só Deus é Santo ! (Is. 6,3), porém nós, pela encarnação de Jesus e pela graça do Santo Batismo participamos da santidade de Deus. Santa é a pessoa que vive com fidelidade o seu compromisso batismal, guiada pelo Espírito Santo, obediente à Palavra de Deus, que põe Deus acima de tudo e vive a sua fé dentro da Igreja ! O próprio Deus nos faz esse convite: "Sejam santos, porque eu, Javé, o Deus de vocês sou santo". ( Lv 19,2; 1Pd 1,13-16). Segundo a Bíblia, os santos não morrem mas estão de pé, dia e noite diante do trono de Deus, numa celebração sem fim (Ap 7,9-17). A Igreja nos ensina: "Os Santos sejam cultuados na Igreja segundo a tradição. Suas relíquias autênticas e imagens sejam tidas em veneração. pois as festas dos Santos proclama as maravilhas de Cristo operadas em seus servos e mostram aos fiéis os exemplos oportunos a serem imitados". (SC n° 111 - Concílio Vaticano II).

O que é mais importante para um(a) cristão(ã) da Igreja Católica ?

a) Praticar os mandamentos da Lei de Deus;
b) Participar da Comunidade Eclesial e oferecer o dízimo para sua manutenção;
c) Ler a Bíblia, praticar e ensinar a Palavra de Deus;
d) Rezar todos os dias, para viver em comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs;
e) Adorar ao Deus Uno e Trino: Pai, Filho e Espírito Santo, venerar a Virgem Maria e aos Santos;
f) Aceitar e seguir Jesus Cristo como Seu único Senhor e Salvador;
g) Viver a graça de Cristo pelos sacramentos;
h) Fazer caridade, praticar a justiça, amar, acolher e perdoar a todos;
i) Não discutir com ninguém por causa de religião, mas respeitar a todos, mesmo quando não somos respeitados;
j) Ser fiel a Deus, seguindo a Jesus Cristo na sua Igreja que é a Igreja dos Apóstolos;
k) Ser missionário(a), isto é, anunciar Jesus Cristo vivo pelo exemplo e pela palavra.
l) Converter-se significa: Mudar de vida (Rm 12,1-2) e não mudar de religião (Gl 1,6-9).

"Quanto a mim com justiça verei a tua face; aos despertar, eu me saciarei com a tua imagem". (Sl 17,15).

Artigo retirado de um folheto elaborado pelo Pe. Valdiran Santos.

Clique na foto e veja a história do Principal Fundador da SSVP

Clique na foto e veja a história do Principal Fundador da SSVP
Confrade Antônio Frederico Ozanam

A SSVP, foi colocada sobre o patrocinio de São Vicente de Paulo. Clique na foto e veja a história

A SSVP, foi colocada sobre o patrocinio de São Vicente de Paulo. Clique na foto e veja a história
O patrono dos pobres

Sobre proteção de Maria Santíssima, a SSVP é difundida no mundo inteiro Clique na foto e veja mais

Sobre proteção de Maria Santíssima, a SSVP é difundida no mundo inteiro Clique na foto e veja mais
que intercede por nós em todas as nossas atividades

Sociedade de São Vicente de Paulo a maior organização de leigos católicos do mundo

Sociedade de São Vicente de Paulo a maior organização de leigos católicos do mundo
Conselho Particular São Sebastião

EDITORIAL DO MÊS DE MAIO

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

Maio, mês escolhido pela Igreja Católica de devoção a Mãe de Jesus e nossa, Maria Santíssima.
Recordando os momentos de Maria sobre a terra, podemos ver e conhecer um exemplo de mulher que ao idzer "SIM", aboliu todos os problemas, e desafiou cada um deles. Hoje, olhando para milhares de "Marias" no mundo, temos a certeza de que esta Mulher, que acolheu em seus braços o menino Jesus, foi a Mestra deste Mestre, e depois tornou-se discípula do seu filho amado, talvez pela tradição da época, ninguém observava a presença de uma mulher Santa e Imaculada no meio de tantos outros seguidores daquele que veio para libertar o mundo e promover o projeto de Deus. Assim sendo, durante este mês, vamos invocar a Santa Mãe de Deus e nossa, pedindo-lhe que intereceda por nós junto ao seu filho Jesus, e, que nos conceda a graça de acreditar e promover este exemplo de amor através da caridade, e ainda que nos dê forças para continuar em nossa caminhada vicentina, indo cada vez mais aos pobres, e encontrando neles o Cristo crucificado, com o grande trabalho de trazer de volta a alegria para as famílias necessitadas, até que consigamos enxergar neles um Cristo vitorioso, cheio de alegrias e paz para que um dia possamos gosar da chegada junto ao Pai de forma vitoriosa.
Vicentinos, como disse Ozanam em 1833, "VAMOS Á LUTA SOB A PROTEÇÃO DE MARIA SANTÍSSIMA".
Para continuar este editorial, clique aqui e continue a leitura.
Cfr Benedito Domingos

Origem da Conferência CCA São Luis Gonzaga

A CCA São Luis Gonzaga foi fundada em 2004, e foi feito um trabalho que infelizmente não se deu continuidade, passando por um tempo desativada, e, em outubro de 2009, foi desenvolvido junto á Paróquia de São Sebastião de Vila Cruz, com o Pároco Clóvis Aparecido Damião, um trabalho para reativação e rejuvenescimento da SSVP na Região Oeste da cidade de Poços de Caldas, sob a presidência do Confrade Fábio terra Gomes no Conselho Particular de São Sebastião. Com a proposta em pauta, foi convidado o Confrade Benedito Bernardes Domingos para ser o orientador desta CCA, o qual deu início na reativação da mesma. Com isto foi feito um convite nas missas de um final de semana na paróquia, e, iniciou-se a reativação desta conferência, que leva o nome do padroeiro dos jovens, e dos portadores de doenças infecciosas (vide bibliografia postado abaixo) São Luis Gonzaga. As reuniões iniciaram-se no dia 19 de março de 2010, com 10 membros, e hoje, estamos nos reunindo as 6ª feiras, as 19h00 na sala nº 1 do centro catequético de Vila Cruz, na Rua Gil Monteiro, S/N. regados de muita alegria os cofrades e consócias aspirantes participam ativamente de momentos de crescimento para a vida.
A CCA São Luis Gonzaga hoje conta com dez membros aspirantes, sendo presidida pelo Confrade aspirante Marcelo Dori de Carvalho Bastos,
secretária Camila do Lago,
e na tesouraria Pablo Ramon Domingos.
Os demais Membros, são os seguintes:
Airton Yuri Costa da Silva,
Carla do Lago,
Catarina Betozzi Loro,
Daís Ester de Moras,
Guilherme Henrique Valério,
Lucas Domingos,
Paola Rafaella Domingos,
Priscila Flausino Dore Bastos,
e orientada pelo Confrade Benedito Bernardes Domingos.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Ser Santo

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo

Muitos pensam que para ser Santo é necessário deixar de ser gente
Santificar-se é descobrir que o projeto de santidade ocorre com a ajuda do Espírito Santo, que move as diferentes pessoas nos diferentes tempos e faz uma obra maravilhosa. Move-nos em um movimento de felicidade. Porque ser santo é ser feliz.
A santidade é feita de momentos, do agora, de oportunidades, de encontros. Ao ler este artigo, você estará traçando um projeto de felicidade, pois poderia estar agora envolvido em outras mil e um coisas, mas está aqui diante desta página confrontando-se com estas palavras.
O Espírito Santo plasma em nós a todo momento uma atitude santa. Uma atitude beata (beato=feliz).
Não negligencie a felicidade que Deus lhe concede. Felicidade é santidade. E não se trata de uma felicidade passageira, uma felicidade “fast food”. Ela não é rápida como a internet de banda larga, mas compõe um projeto de continuidade, de começos, meios e fins.
Infelizmente, muitos pensam que para ser santo é necessário deixar de ser gente e esquecer que a vida é um projeto de bem-aventuranças (felicidade). Ser santo é ser gente na plenitude. É ser humano em tudo aquilo que comporta a palavra “humano”.

Jesus sempre fez este processo de humanização com as pessoas, fazendo-as tomarem posse de si mesmas e, assim, levando-as a se disporem. Ser pessoa não é só completar o que somos e temos de melhor, mas descobrir e cultivar o que temos de melhor para o benefício de outros. Isso é santidade. Santidade é ser melhor e não apenas “o melhor”.
Quer saber como ser santo? Faça bem todas as coisas. Leve Jesus para todos os lugares. Convide-O para estar em todos esses lugares. Santidade não é fuga do mundo, mas transformação deste mundo. É saber que podemos deixar marcas de céu na vida de todos aqueles que estão ao nosso redor. Isso é ser santo. Fazer bem todas as coisas e amar. Este é o segredo da santidade, a verdade de uma humanidade que vive na plenitude. O amor é tudo o que as pessoas procuram.
Não podemos desperdiçar nossa juventude. Devemos vivê-la intensamente, apostando tudo em Jesus e sendo gente, humanos. Sempre com a certeza de que é possível ser santo de calças jeans.
(Do livro "Santos de calça jeans" de Adriano Gonçalves, da Editora Canção Nova)
Adriano Gonçalves
Fonte: Canção Nova


Por Confrade Benedito Domingos

Nenhum comentário:

Postar um comentário