UM ASSUNTO MUITO IMPORTANTE QUE TODOS DEVERIAM LER.

Os Católicos Adoram Imagens ?

Nós adoramos ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo !

• O que é imagem ? Imagem: palavra de origem latina, imaginare, que significa representação de um ser pelo desenho, gravura ou escultura; assim, são imagens, uma estátua, uma pintura, uma fotografia, etc.

O que é adorar ? Adorar: também vem do latim, adorare, que significa prestar culto máximo a divindade (latria); amar extremamente e reconhecer Deus como único Criador e Senhor do Universo.

O que é Latria ? Latria é o mesmo que adorar. Idolatria é adorar ídolos.

O que é venerar ? Do Latim venerare, significa reverenciar, ter em grande consideração, respeitar, honrar. É o culto que dado à Virgem Maria e aos santos.

O que é ídolo ? Ídolo é tudo aquilo que toma ou ocupa o lugar do verdadeiro Deus ( Ex 32, 1-5; Sl 105, 19-20). Os maiores ídolos de hoje são o dinheiro, o prazer, o acúmulo de bens; quando causam injustiça e morte. Na Bíblia, ídolo é como um nada, é igual ao esterco.

Por que Deus proibiu fazer imagens ? Porque muitos povos vizinhos do povo de Israel adoravam estátuas de vários deuses (cabra, bezerro, baal, madurc). Enquanto o Povo de Deus a adorar a Javé, o Deus único de Israel.

Por que Deus mandou fazer imagens ? Porque as imagens sagradas não são ídolos e não tomam o lugar de Deus. Elas são representações de pessoas santas que nos ajudam a entrar em comunhão com Deus; são como setas que nos apontam o Caminho que é Cristo. (Ex 25, 18-22; Ex 37, 7-9; Nm 21, 4-9).

No Templo de Deus, em Jerusalém, havia imagens de escultura? Sim, o templo de Deus, construído ricamente pelo rei Salomão, tinha muitas imagens, inclusive, imagens gigantes. (1Rs 6,23-26; 2Cr 3,10-14).

Quais os textos bíblicos que falam sobre as imagens ?
- Ex 25, 18-22; Ex 37, 7-9 - Deus mandou fazer imagens de querubins;
- Nm 7, 89; 2Sm 6,2 - Deus fala a Moisés do meio de duas estátuas de querubins;
- Nm 21, 4-9 - Deus manda Moisés fazer uma serpente de bronze;
- 1Rs 6,23-35; 2Cr 3, 10-14; Ez 41, 17-20 e Ez 43, 4-6 - O templo de Deus, em Jerusalém, está cheio de imagens de esculturas de bois, leões, homens, palmeiras e querubins;
- Jo 3,14 - Jesus reconhece o valor simbólico e religioso da serpente de bronze de Nm 21, 4-9 a qual já era uma prefiguração do Cristo na Cruz.

Por que se usa imagens na Igreja Católica ? Porque a imagem de uma pessoa santa que viveu intensamente a fidelidade do Evangelho, a Cristo, a Igreja e a sua vocação é um modelo que deve ser imitado por todos os cristãos no seguimento de Jesus. Nesse caso, a imagem não tem nada a ver com um ídolo porque não toma o lugar de Deus, mas aponta para Ele.

O que a Igreja ensina sobre as Imagens sagradas ? "As santas imagens, quer pintadas, quer esculpidas, sejam expostas, assim como a cruz, nas igrejas, nos vasos sagrados, nas paredes, nas casas, nas ruas, porque isso nos recorda e nos leva a amar Jesus Cristo, sua mãe, os apóstolos, os santos. Seja lhes prestada veneração e respeito, mas não adoração que só a natureza divina é devida." (VII Concílio Ecumênico de Nicéia/ano de 787).

E ainda: "Firme permaneça os costumes de propor nas igrejas as sagradas imagens à veneração dos fiéis; com tudo, sejam expostas com moderação quanto ao número, com conveniência quanto a ordem, para que não cause admiração ao povo cristão, nem favoreçam devoções menos corretas." SC n°125 (Concílio do Vaticano II - ano 1962/1965).

Quando surgiram as imagens da Virgem Maria e dos santos na Igreja ? Surgiram nos primeiros séculos do cristianismo, sobretudo, na época da perseguição do império romano contra os cristãos que escondidos nas catacumbas de Roma pintavam e esculpiam sobre os túmulos dos mártires as imagens de Jesus, Bom Pastor, e Maria, dos apóstolos; de cenas bíblicas e dos próprios mártires, portanto, as imagens fazem parte da riqueza da nossa tradição Cristã e Católica.
"Antigamente Deus, que não tem Corpo nem aparência, não podia em absoluto ser representado por uma imagem. Mas agora, que se mostrou na carne e viveu com os homens, posso fazer imagem daquilo que vi de Deus (...) com o rosto descoberto, contemplamos a glória do Senhor". (S. João Damasceno, imag. 1,16-93 - obra citada in CIC N° 1159).

Ter uma imagem em casa é pecado ? Claro que não, se assim fosse, seria pecado ter a foto da mãe, do irmão, etc.

Não ter imagem em casa é pecado ? Também não, porque para o cristão católico, o importante não está numa imagem, mas no coração, porém é recomendável que se tenha em casa, a cruz e as imagens de Jesus e Maria como símbolos da nossa fé.

O que é ser Santo ? Só Deus é Santo ! (Is. 6,3), porém nós, pela encarnação de Jesus e pela graça do Santo Batismo participamos da santidade de Deus. Santa é a pessoa que vive com fidelidade o seu compromisso batismal, guiada pelo Espírito Santo, obediente à Palavra de Deus, que põe Deus acima de tudo e vive a sua fé dentro da Igreja ! O próprio Deus nos faz esse convite: "Sejam santos, porque eu, Javé, o Deus de vocês sou santo". ( Lv 19,2; 1Pd 1,13-16). Segundo a Bíblia, os santos não morrem mas estão de pé, dia e noite diante do trono de Deus, numa celebração sem fim (Ap 7,9-17). A Igreja nos ensina: "Os Santos sejam cultuados na Igreja segundo a tradição. Suas relíquias autênticas e imagens sejam tidas em veneração. pois as festas dos Santos proclama as maravilhas de Cristo operadas em seus servos e mostram aos fiéis os exemplos oportunos a serem imitados". (SC n° 111 - Concílio Vaticano II).

O que é mais importante para um(a) cristão(ã) da Igreja Católica ?

a) Praticar os mandamentos da Lei de Deus;
b) Participar da Comunidade Eclesial e oferecer o dízimo para sua manutenção;
c) Ler a Bíblia, praticar e ensinar a Palavra de Deus;
d) Rezar todos os dias, para viver em comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs;
e) Adorar ao Deus Uno e Trino: Pai, Filho e Espírito Santo, venerar a Virgem Maria e aos Santos;
f) Aceitar e seguir Jesus Cristo como Seu único Senhor e Salvador;
g) Viver a graça de Cristo pelos sacramentos;
h) Fazer caridade, praticar a justiça, amar, acolher e perdoar a todos;
i) Não discutir com ninguém por causa de religião, mas respeitar a todos, mesmo quando não somos respeitados;
j) Ser fiel a Deus, seguindo a Jesus Cristo na sua Igreja que é a Igreja dos Apóstolos;
k) Ser missionário(a), isto é, anunciar Jesus Cristo vivo pelo exemplo e pela palavra.
l) Converter-se significa: Mudar de vida (Rm 12,1-2) e não mudar de religião (Gl 1,6-9).

"Quanto a mim com justiça verei a tua face; aos despertar, eu me saciarei com a tua imagem". (Sl 17,15).

Artigo retirado de um folheto elaborado pelo Pe. Valdiran Santos.

Clique na foto e veja a história do Principal Fundador da SSVP

Clique na foto e veja a história do Principal Fundador da SSVP
Confrade Antônio Frederico Ozanam

A SSVP, foi colocada sobre o patrocinio de São Vicente de Paulo. Clique na foto e veja a história

A SSVP, foi colocada sobre o patrocinio de São Vicente de Paulo. Clique na foto e veja a história
O patrono dos pobres

Sobre proteção de Maria Santíssima, a SSVP é difundida no mundo inteiro Clique na foto e veja mais

Sobre proteção de Maria Santíssima, a SSVP é difundida no mundo inteiro Clique na foto e veja mais
que intercede por nós em todas as nossas atividades

Sociedade de São Vicente de Paulo a maior organização de leigos católicos do mundo

Sociedade de São Vicente de Paulo a maior organização de leigos católicos do mundo
Conselho Particular São Sebastião

EDITORIAL DO MÊS DE MAIO

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

Maio, mês escolhido pela Igreja Católica de devoção a Mãe de Jesus e nossa, Maria Santíssima.
Recordando os momentos de Maria sobre a terra, podemos ver e conhecer um exemplo de mulher que ao idzer "SIM", aboliu todos os problemas, e desafiou cada um deles. Hoje, olhando para milhares de "Marias" no mundo, temos a certeza de que esta Mulher, que acolheu em seus braços o menino Jesus, foi a Mestra deste Mestre, e depois tornou-se discípula do seu filho amado, talvez pela tradição da época, ninguém observava a presença de uma mulher Santa e Imaculada no meio de tantos outros seguidores daquele que veio para libertar o mundo e promover o projeto de Deus. Assim sendo, durante este mês, vamos invocar a Santa Mãe de Deus e nossa, pedindo-lhe que intereceda por nós junto ao seu filho Jesus, e, que nos conceda a graça de acreditar e promover este exemplo de amor através da caridade, e ainda que nos dê forças para continuar em nossa caminhada vicentina, indo cada vez mais aos pobres, e encontrando neles o Cristo crucificado, com o grande trabalho de trazer de volta a alegria para as famílias necessitadas, até que consigamos enxergar neles um Cristo vitorioso, cheio de alegrias e paz para que um dia possamos gosar da chegada junto ao Pai de forma vitoriosa.
Vicentinos, como disse Ozanam em 1833, "VAMOS Á LUTA SOB A PROTEÇÃO DE MARIA SANTÍSSIMA".
Para continuar este editorial, clique aqui e continue a leitura.
Cfr Benedito Domingos

Origem da Conferência CCA São Luis Gonzaga

A CCA São Luis Gonzaga foi fundada em 2004, e foi feito um trabalho que infelizmente não se deu continuidade, passando por um tempo desativada, e, em outubro de 2009, foi desenvolvido junto á Paróquia de São Sebastião de Vila Cruz, com o Pároco Clóvis Aparecido Damião, um trabalho para reativação e rejuvenescimento da SSVP na Região Oeste da cidade de Poços de Caldas, sob a presidência do Confrade Fábio terra Gomes no Conselho Particular de São Sebastião. Com a proposta em pauta, foi convidado o Confrade Benedito Bernardes Domingos para ser o orientador desta CCA, o qual deu início na reativação da mesma. Com isto foi feito um convite nas missas de um final de semana na paróquia, e, iniciou-se a reativação desta conferência, que leva o nome do padroeiro dos jovens, e dos portadores de doenças infecciosas (vide bibliografia postado abaixo) São Luis Gonzaga. As reuniões iniciaram-se no dia 19 de março de 2010, com 10 membros, e hoje, estamos nos reunindo as 6ª feiras, as 19h00 na sala nº 1 do centro catequético de Vila Cruz, na Rua Gil Monteiro, S/N. regados de muita alegria os cofrades e consócias aspirantes participam ativamente de momentos de crescimento para a vida.
A CCA São Luis Gonzaga hoje conta com dez membros aspirantes, sendo presidida pelo Confrade aspirante Marcelo Dori de Carvalho Bastos,
secretária Camila do Lago,
e na tesouraria Pablo Ramon Domingos.
Os demais Membros, são os seguintes:
Airton Yuri Costa da Silva,
Carla do Lago,
Catarina Betozzi Loro,
Daís Ester de Moras,
Guilherme Henrique Valério,
Lucas Domingos,
Paola Rafaella Domingos,
Priscila Flausino Dore Bastos,
e orientada pelo Confrade Benedito Bernardes Domingos.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Padre Corajoso - precisamos de homens assim

Por Benedito Bernardes Domingos
Conferência Sagrada Família
Conselho Particular São Sebastião
Conselho Central Poços de Caldas

Esta nota foi retirado do Blog do CP santa Luiza de Luziânia - Goiás, e vale a pena conferir, e ver a ousadia de um servidor de Deus.
OBS. Notas assim, a imprensa nacional não divulga, pois não dá IBOPE.


O Ministério Público Federal de São Paulo ajuizou ação pedindo a retirada dos símbolos religiosas das repartições publicas. Pois bem, veja o que diz o Frade Demetrius dos Santos Silva. “Sou Padre católico e concordo plenamente com o Ministério Público de São Paulo, por querer retirar os símbolos religiosos das repartições públicas…

Nosso Estado é laico e não deve favorecer esta ou aquela religião.
A Cruz deve ser retirada!
Aliás, nunca gostei de ver a Cruz em Tribunais, onde os pobres têm menos direitos que os ricos e onde sentenças são barganhadas, vendidas e compradas.
Não quero mais ver a Cruz nas Câmaras legislativas, onde a corrupção é a moeda mais forte.
Não quero ver, também, a Cruz em delegacias, cadeias e quarteis, onde os pequenos são constrangidos e torturados.
Não quero ver, muito menos, a Cruz em prontos-socorros e hospitais, onde pessoas pobres morrem sem atendimento.
É preciso retirar a Cruz das repartições públicas, porque Cristo não abençoa a sórdida política brasileira, causa das desgraças; das misérias e sofrimentos dos pequenos; dos pobres e dos menos favorecidos”.

Frade Demetrius dos Santos Silva * São Paulo/SP

Fonte: FOLHA de SÃO PAULO, de 09/08/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário